Páginas

Risoto de Aspargos com Presunto Cru

Foto: Giulia Martuscelli
Ingredientes:

Risoto
300g de Arroz Arborio Ruzene
200g de aspargos - In natura cozidos ao vapor (30 minutos)
3 fatias de presunto cru corte brunoise
1 cebola branca corte brunoise
10ml de molho de tomate ao sugo
50g de queijo brie
1 litro de caldo de frango 
1 sachê aromático para o caldo (sálvia, ramo de alecrim, grãos de pimenta do reino e um dente de alho amassado com casca)
100ml de vinho branco seco
75g de queijo parmesão
azeite extra virgem (q.b.)
pimenta do reino
sal (q.b.) 

Modo de Preparo:

Caldo de Frango Aromatizado
Reserve duas gazes e faça o sachê utilizando as folhas de sálvia, o alho, a pimenta do reino em grãos e o alecrim. Amarre com um barbante e coloque junto ao caldo de frango deixando cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 60 minutos. Desligue o fogo, retire o sachê, passe o caldo por uma peneira e reserve.

Aspargos
Cozinhe os aspargos ao vapor por aproximadamente 30 minutos em fogo médio até amolecer bem, desligue o fogo e deixe esfriar. Em uma tábua corte-os em pedaços bem pequenos e com o auxílio de um garfo amace-os. Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite e frite a cebola pequena até amolecer. Nesse ponto, adicione o vinho e reduza; acrescente os aspargos, tempere com sal (q.b.), pimenta do reino (q.b.), salteie por alguns minutos e reserve na própria frigideira.

Risoto
Em uma panela funda aqueça 30ml de azeite e junte parte da cebola. Acrescente o Arroz Arborio Ruzene e mexa por alguns minutos fritando bem. Adicione um pouco de sal, pimenta do reino e duas conchas do caldo de frango aromatizado; mexa sempre em fogo médio. A cada 5 minutos de cozimento adicione mais uma concha do caldo cozinhando até que fique "al dente". Neste ponto junte o molho de tomate, os aspargos e o queijo brie, que dará mais cremosidade; mexa por cerca de 2 minutos, em seguida, adicione o queijo parmesão, o presunto cru, um pouco mais de azeite e mexa por mais 1 a 2 minutos.


Montagem do Prato:
Em pratos individuais disponha uma porção do risoto, alguns aspargos com presunto.

Rendimento:
4 porções

Bom Apetite!!!
Receitas by Gerson Mendes

Pessoas já visitaram este site