Páginas

Risoto Integral de Maçã Verde com Charque


Foto: Giulia Martuscelli
Ingredientes:

300g de Arroz Arborio Integral Ruzene
450ml de água para o cozimento do arroz
1 litro de caldo de legumes (cenouras, talos de salsão e cebola "Mirepoix")
1 sachê aromático para o caldo (sálvia, ramo de alecrim, grãos de pimenta do reino e um dente de alho amassado com casca)

100g de charque dessalgado cortado em pequenos cubos (Charque)
1 maçã verde com casca cortada em pequenos cubos
1 cebola roxa corte brunoise
60g de queijo brie cortado em cubos
100g de queijo parmesão reggiano
50ml de vinho branco seco
1 colher de café de folhas de estragão
azeite extra virgem (q.b.)
pimenta do reino
sal (q.b.)
salsinha picada (q.b.)

Modo de Preparo:

Arroz Arborio Integral
Em uma panela de pressão, aqueça um pouco de azeite e frite o alho até desprender o aroma. Junte o arroz, um pouco de sal e mexa bem. Adicione a água e cozinhe em pressão por 10 minutos. Desligue o fogo e reserve para o preparo do risoto.

Caldo de Legumes Aromatizado
Reserve duas gazes e faça o sachê utilizando as folhas de sálvia, o alho, a pimenta do reino em grãos e o alecrim; utilize o suficiente para fazer um sachê. Amarre com um barbante e coloque junto ao caldo de legumes deixando cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 60 minutos. Desligue o fogo, retire o sachê, passe o caldo por uma peneira e reserve.

Cubos de Maçã
Preaqueça o forno em 200 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga, unte com azeite e asse os cubinhos de maçã por aproximadamente 30 minutos. Desligue o forno e reserve.

Risoto
Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite e frite os cubos de charque juntamente com a cebola, adicione o vinho e deixe reduzir. Neste ponto coloque as maçãs, mexa bem, desligue o fogo e reserve. 
Em uma panela funda aqueça 7,5ml de azeite e coloque o Arroz Arborio Integral Ruzene pré preparado. Acrescente duas conchas do caldo de legumes aromatizado, mexendo sempre em fogo médio. A cada 5 minutos de cozimento adicione mais uma concha do caldo cozinhando até que fique "al dente". Neste ponto junte a carne com os pedaços de maçãs e o queijo brie; mexa por cerca de 2 minutos. Em seguida adicione o queijo parmesão, um pouco mais de azeite e mexa por mais 1 a 2 minutos.


Bom Apetite!!!
Receitas by Gerson Mendes

Pessoas já visitaram este site