Risoto de Aspargos em Crosta de Pistache

Foto: Giulia Martuscelli
Ingredientes:

250g de Arroz Arborio Ruzene
200g de aspargos brancos peruanos - In natura
100g de pistaches
1 cebola branca corte brunoise
1 dente de alho corte brunoise
1 colher de chá de açafrão (natural - pistilos)
50g de queijo brie
1 litro de caldo de frango 
1 sachê aromático para o caldo (sálvia, ramo de alecrim, grãos de pimenta do reino e um dente de alho amassado com casca)
75g de queijo parmesão
azeite extra virgem (q.b.)
pimenta do reino
sal (q.b.)
salsinha picada (q.b.)

Modo de Preparo:

Caldo de Frango Aromatizado
Reserve duas gazes e faça o sachê utilizando as folhas de sálvia, o alho, a pimenta do reino em grãos e o alecrim. Amarre com um barbante e coloque junto ao caldo de frango deixando cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 60 minutos. Desligue o fogo, retire o sachê, passe o caldo por uma peneira e reserve.

Pistaches
Quebre os pistaches em uma tábua, com o auxílio de uma faca e depois salteie em uma frigideira por alguns minutos para tostá-los levemente. Reserve.

Aspargos
Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite e frite uma cebola pequena até amolecer. Acrescente os aspargos, tempere com sal (q.b.), pimenta do reino (q.b.), salteie por alguns minutos e reserve na própria frigideira.

Risoto
Em uma panela funda aqueça 30ml de azeite e junte parte do alho. Acrescente o Arroz Arborio Ruzene e mexa por alguns minutos fritando bem. Adicione um pouco de sal, pimenta do reino e duas conchas do caldo de frango aromatizado; mexa sempre em fogo médio. A cada 5 minutos de cozimento adicione mais uma concha do caldo cozinhando até que fique "al dente". Neste ponto junte o açafrão, os aspargos, um pouco da salsinha e o queijo brie, que dará mais cremosidade; mexa por cerca de 2 minutos, em seguida, adicione o queijo parmesão, um pouco mais de azeite e mexa por mais 1 a 2 minutos.

Montagem do Prato:
Em pratos individuais disponha uma porção do risoto e cubra com os pistaches.

Rendimento:
4 porções

Bom Apetite!!!
Receitas by Gerson Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Pessoas já visitaram este site