Páginas

Bacalhau de Provence

Foto: Giulia Martuscelli
Ingredientes:

Bacalhau
500g de lombo de bacalhau dessalgado
azeite extra virgem
50ml de vinho branco seco
sal (q.b.)
pimenta do reino moída (q.b.)
2 batatas grandes fatiadas em rodelas 3mm
500ml de óleo de canola

Molho
100ml de vinho branco
150ml de creme de leite
estragão desidratado
salsinha desidratada
1 colher de sopa de mostarda dijon
sal (q.b.)
pimenta do reino (q.b.)
50g queijo parmesão ralado
azeite extra virgem
salsinha picada 

Modo de Preparo: 

Bacalhau
Leve o bacalhau para cozinhar ao vapor por aproximadamente 20 minutos, retire da vaporeira e limpe cuidadosamente. Forre uma assadeira com papel alumínio e papel manteiga untado com azeite. Disponha o bacalhau e coloque o vinho, em seguida tempere com sal e pimenta do reino (q.b.). Regue com azeite e leve ao forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos. Depois reserve.
Em uma frigideira aqueça o óleo e frite as batatas até dourar de ambos os lados, seque-as com papel e coloque em uma assadeira. Leve-as ao forno  preaquecido a 200 graus por aproximadamente 10 minutos, retire-as do forno e reserve. Retome as postas de bacalhau, levando ao grill do forno por aproximadamente 10 minutos. Reserve para a montagem final do prato. 

Molho
Em uma panela pequena coloque um pouco de azeite, as ervas e a mostarda dijon, fritando levemente até desprender o aroma, neste ponto, adicione o vinho e deixe reduzir, junte o creme de leite, sal e pimenta do reino (q.b.). Finalize com o queijo parmesão e a salsinha fresca. 

Montagem do Prato
Em pratos individuais disponha parte do molho e das batatas, coloque o bacalhau, pulverize com um pouco do parmesão e gratine com o auxílio de um maçarico. Coloque um pouco de ervas frescas.

Rendimento:
2 porções.

Bom Apetite!!!
Receitas by Gerson Mendes

Pessoas já visitaram este site