Bouef Bourguignon com Arroz Basmati Aromatizado

Foto: Giulia Martuscelli
Ingredientes: 

Bouef Bourguignon
500g de miolo de alcatra cortada em cubos pequenos (aprox. 3,5cm)
90g de bacon cortado em cubos pequenos
120g de cenoura cortada em cubos
150g de cebola cortada em cubos
2 dentes de alho amassados
30ml de molho de tomate ao sugo
1 litro de fundo de carne
1 sachê aromático para o caldo (louro, ramo de alecrim, grãos de pimenta do reino e um dente de alho amassado com casca)
220ml de vinho tinto seco
30g de farinha de trigo
25ml de azeite extra virgem
6 cebolas pérola
100g de cogumelos paris inteiros
pimenta do reino (q.b.)
sal (q.b.)

Arroz
250g de Arroz Basmati Ruzene
500ml de água morna
1 dente de alho corte brunoise
1/2 colher de chá de sal
15ml de azeite extra virgem

Modo de Preparo:

Sache Aromático
Reserve duas gazes e faça o sachê utilizando as folhas de louro, o alho, a pimenta do reino em grãos e o alecrim. Amarre com um barbante e coloque junto ao cozido. Reserve.

Bouef Bourguignon
Em uma caçarola grande coloque o azeite e  frite o bacon até desprender o aroma, cuide para não tostar. Coloque a carne e sele todos os lados, dourando levemente, junte o alho, a cenoura, a cebola e salteie por alguns minutos. Adicione a farinha de trigo e mexa bem, junte o molho de tomate e cuide para não queimar. Nesse ponto, coloque o vinho, o fundo, o sachê, sal e pimenta do reino. Deixe ferver e abaixe o fogo, cozinhando por aproximadamente 2 horas reduzindo bem o caldo (se houver necessidade adicione mais fundo escuro). Coloque as cebolas e os cogumelos, cozinhando por mais 10 minutos. Prove e corrija o tempero se necessário. Reserve parte do caldo para o arroz aromatizado.
  
Arroz Aromatizado
Em uma panela aqueça 15 ml de azeite extra virgem e frite o alho até desprender o aroma. Junte o Arroz Basmati Ruzene e adicione o sal (q.b.), mexendo por aproximadamente 2 minutos em fogo médio. Neste ponto, coloque a água previamente aquecida (morna) e cozinhe até que a água evapore. Desligue o fogo e reserve. Na própria panela que preparou o arroz adicione 150ml do molho do bourguinon e misture bem.

Montagem do Prato:
Em pratos individuais coloque uma porção do Bouef Bourguinon e o arroz aromatizado, faça as montagens com o auxílio de aros de diferentes formas e tamanhos.

Bom Apetite!!!
Receitas by Gerson Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Pessoas já visitaram este site