Arroz Preto com Maçã Verde

Foto: Giulia Martuscelli

Ingredientes:

300g de Arroz Preto Ruzene
750ml água morna
2 dentes de alho corte brunoise
1 maçã verde sem casca e cortada em cubinhos
1 maçã verde com casca e fatiada em rodelas
7,5ml de vinagre de maçã
7,5ml de vinho tinto
600g de salmão (4 porções - 150g)
suco de 1/2 limão
4 ramos de manjerona fresca
noz moscada (q.b.)
pimenta do reino moída (q.b.)
sal (q.b.)
40ml de azeite extra virgem

Modo de Preparo:

Arroz
Em uma panela de pressão aqueça 15ml de azeite e frite parte do alho até dourar, junte o arroz preto, tempere com sal e adicione 750ml de água. Feche a panela e ao iniciar a pressão abaixe o fogo, cozinhando por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo e reserve com a panela fechada.

Cubinhos de Maçã
Em uma frigideira aqueça 10ml de azeite e frite os cubinhos de maçã por aproximadamente 10 minutos, adicione sal (q.b.), noz moscada (q.b.), pimenta do reino (q.b.) e o vinagre de maçã. Reserve.
Preaqueça o forno em 250 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga, unte com azeite e asse os cubinhos de maçã por aproximadamente 15 minutos. Desligue o forno e reserve.

Salmão
Em uma assadeira untada com azeite, faça uma base de fatias de maçã com o alho cortado. Disponha os filés de salmão, adicione algumas gotas de limão, sal (q.b.), a pimenta do reino (q.b.) e um pouco de azeite. Asse em forno a 230 graus por aproximadamente 20 minutos. Reserve no próprio forno.

Arroz Preto com Maçã
Em uma frigideira aqueça 5ml de azeite e coloque os cubinhos de maçã, o vinho e junte o arroz. Salteie por aproximadamente 2 minutos. Desligue o fogo e faça a montagem dos pratos.


Montagem do Prato:

Em pratos individuais, com o auxílio de um modelador, disponha uma porção do arroz e ao lado um filé de salmão. Decore com algumas fatias de maçã e folhas de manjerona.

Bom Apetite!!!
Receitas by Gerson Mendes

3 comentários:

  1. Preciso provar deste arroz, ainda não conheço.
    Parabéns pela receita, maravilhosa!
    bjs e ótima semana
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gerson, tem que marcar uma tarde de degustaçao!!! Esse negócio de ver com os olhos e lamber com a testa nao está dando certo, rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de prato, leve e lindo!

    Aproveito para te convidar à participar do sorteio lá no meu blog, o Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey's, para comemorar a nova parceria! beijos

    ResponderExcluir


Pessoas já visitaram este site