Feijoada do Mestre

Ingredientes:
 
1 kg de feijão preto
1 kg de carne seca (dessalgar de véspera) 
1 kg de costelinha de porco (corte pequeno eliminando o excesso de gordura)
3 paios
2 linguiças calabresa
1 linguiça portuguesa (grande)
azeite de oliva
3 dentes de alho (cortado em cubos grandes)
3 cebolas médias (cortadas em cubinhos)
5 folhas de louro (fresco)
1 maço de salsinha
6 folhas alfavaca sal pimenta do reino
Feijão: Cozinhe em uma panela de pressão o feijão, acrescentando em seu cozimento as folhas de louro. Reserve (não há necessidade do cozimento na véspera). 
Carne Seca: Cozinhe em uma panela de pressão a carne seca já dessalgada e cortada em cubos, por aproximadamente 30 minutos. Reserve (não há necessidade de acrescentar tempero). 
Costelinha: Lave a costelinha, esfregando um limão para retirar o excesso de gordura. Em uma panela de barro coloque uma colher de azeite e frite o alho até levantar o aroma, após coloque as cebolas, fritando até dourar. Acrescente a costelinha e adicione sal e pimenta a gosto, frite aos poucos e depois acrescente água quente para o seu cozimento em torno de uma hora. Reserve (mantendo a panela fechada). 
Linguiças: Lave as linguiças, retirando posteriormente as peles. Corte cada espécie em formatos diferentes. Em seguida coloque em uma panela de barro uma colher de azeite e frite as linguiças aos poucos sem deixar tostar, acrescente um pouco de água quente. Elas irão desprender boa parte da gordura, que deverá ser desprezada. Reserve (mantendo a panela fechada). 
Preparo da Feijoada: Em uma panela grande tempere o feijão com sal, pimenta do reino a gosto, a salsinha e as folhas de alfavaca e vá cozinhando em fogo baixo. Aos poucos acrescente a carne seca, a costelinha e as linguiças; deixe cozinhar até engrossar o caldo do feijão, se houver necessidade acrescente um pouco de água quente durante o seu cozimento. 

Sugestão: Sirva na própria panela de barro. 

Acompanhamentos: Arroz branco, farofa, couve e molho vinagrete. 

Rendimento: 10 porções. 
 Bom apetite!!!

Receitas by Gerson Mendes
 
Notas:
A receita descrita acima foi calculada para 10 pessoas, porém as imagens foram de um evento no Departamento de Arquitetura onde sou professor de informática. Preparei a feijoada para 120 pessoas, com a ajuda de uma equipe de alunos, os quais sem eles o evento não teria o sucesso que teve. 
Os ingredientes acima foram multiplicados por 12.

Um comentário:

  1. A foto desta feijoada foi feita no Departamento de Arquitetura, quando em uma comemoração dos alunos da quarta série.
    Preparei o prato para 120 pessoas e fiquei muito feliz, pois foi um desafio cozinhar para tantar pessoas, claro como meus ajudantes estavam todos os alunos da comissão que ajudou a organizar este almoço.

    ResponderExcluir


Pessoas já visitaram este site