MATÉRIA

Conheça o Caviar Brasileiro

Conheça...
Produzido em Santa Catarina com matéria prima brasileira, ele encanta pelo sabor e oferece sofisticação, luxo e bom gosto. É o Brasil se destacando na gastronomia nacional e internacional, mostrando qualidade e requinte através de grandes chefs.
A bottarga é uma iguaria, um produto luxuoso que foi reconhecido por chefes nacionais e internacionais sendo que toda a produção é feita em Itajaí. A cidade é a maior produtora de bottarga da América Latina, visto que temos o mar a nosso favor, gerando uma economia sustentável. O produto é sofisticado, luxuoso e produzido de forma artesanal: desde a desidratação da ova da Tainha até a embalagem do produto, enviado para todo o Brasil. É importante lembrar que a Bottarga Gold eleva o patamar da culinária catarinense e brasileira, destacando-se no cenário mundial como um dos 10 produtos de luxo da gastronomia mundial.

O que é bottarga
Os pescadores fenícios foram os primeiros a descobrir o sabor das ovas de tainha. Por séculos, eles desenvolveram o produto que hoje é conhecido como bottarga pelos europeus e como karasumi pelos asiáticos. Uma iguaria que atravessou gerações e hoje ganha o respeito de grandes chefs da culinária internacional.
Conhecida como o Caviar do Mediterrâneo, a Bottarga Gold é produzida a partir das ovas de tainha pescadas no mar de Santa Catarina. O peixe, que só pode ser capturado uma vez por ano, tem alto valor nutricional e suas ovas, de cor dourada, são ricas em Omega 3 e proteínas essenciais para o nosso organismo.
A pesca é feita de forma controlada pelo Ibama para que a espécie seja preservada. Dessa forma, garantimos que o produto esteja na mesa dos consumidores o ano todo e que a qualidade seja sempre a melhor.
Tradição e benefícios...
A bottarga é consumida em diversos países. Em muitos deles ela é considerada um presente que traz boa sorte, prosperidade e felicidade.
No Japão é dada às mães durante a gravidez.
Na Sardenha, aonde mais se consome bottarga no mundo, é o local de maior longevidade da população.
Na China a bottarga é item obrigatório nas comemorações do Ano Novo chinês.

Caviar Brasil Ltda.
Com mais de 20 anos de experiência na exportação e produção de ovas de tainha, a Caviar Brasil mantêm sua fábrica na cidade de Itajaí em Santa Catarina. É daqui que é produzida uma das melhores bottargas do planeta. Tudo feito com máxima higiene e um controle de qualidade rígido que ganhou a confiança dos principais chefs de cozinha do país. Uma perfeita união que leva o legítimo Caviar Brasileiro, do Brasil para o mundo.

Bottarga Gold é o grande destaque na 1ª edição da SC Gourmet
A Caviar Brasil surpreendeu os visitantes da 1ª Mostra Brasileira de Queijos, Vinhos e Delikatessen – SC Gourmet. A Bottarga Gold, novidade produzida e pescada em Itajaí, levou muitas pessoas a comentarem e experimentarem pela primeira vez o caviar brasileiro, feito a partir da ova da tainha pescada e desidrata.
A primeira reação é sempre de curiosidade. Empresários, trabalhadores e mais tarde o público em geral, olhavam com atenção aquele produto tão diferente. A primeira pergunta geralmente era: “O que é isso?” A resposta surpreendia, “é o caviar brasileiro, feito em Itajaí através da desidratação da ova da Tainha”. A Caviar Brasil, que está há cerca de um ano e meio no mercado, participou de 21 a 24 de julho da 1ª edição da SC Gourmet e o sucesso foi garantido.
Muitos expositores chegaram ao estande da Bottarga Gold para ver de perto o que estava gerando tamanho bochicho. Aclamado por muitos, o caviar brasileiro surpreendeu até o mais simples dos paladares, que resistia a experimentar apenas um pedaço. Ao levar uma pequena fatia laminada até a boca, regada de azeite de oliva, a reação era sempre a mesma. Com cara de desconfiança e segundos depois com um sorriso, os visitante diziam: “é uma delícia, não consigo explicar o gosto, mas é maravilhoso”. Esta foi uma das primeiras feiras que a Bottarga Gold participou em Santa Catarina e o resultado não poderia ser melhor.
Parceiros da Caviar Brasil como a Ceraflame e a Villaggio Grando também se destacaram na feira. Com produtos de alta qualidade mostraram o potencial catarinense na produção de vinhos e de produtos cerâmicos. Para o diretor comercial, Bernardo Leandro Fuck, a SC Gourmet foi um marco para a gastronomia catarinense e para a Bottarga Gold. “Ambas se destacaram. A Bottarga por ter chegado a um público refinado e exigente e a SC Gourmet por trazer tudo que há de melhor em relação aos produtos catarinenses”. Bernardo ressalta ainda que os clientes puderam degustar esta iguaria e conhecer o verdadeiro sabor do mar, além de experimentarem em primeira mão os grissinis de bottarga, nova aposta da Caviar Brasil.

Lançamento exclusivo de grissinis
O lançamento do grissini (crocantes pãezinhos em forma de palitos) feito de Bottarga Gold foi a grande sensação da SC Gourmet. Anexa a Festitália, a feira gerou conversas quanto a uma novidade no mercado nacional: grissinis feitos a partir do caviar brasileiro.
“Os grissinis fizeram muito sucesso, o que nos deixou extremamente feliz. A parceria com a República Itália surgiu há um mês e já trouxe resultados incríveis, todos aprovaram a novidade, foi uma surpresa”, afirma Bernardo. Com o lançamento na feira deste produto a Caviar Brasil consolida-se cada vez mais no mercado nacional. Além de ser a maior produtora de bottarga (caviar feito a partir da ova da Tainha) da América Latina, tornou-se símbolo da alta gastronomia através de chefs como Alex Atala, Roberta Sudbrack, Paula Labaki e Giuseppe Marino, juntamente com a faculdade Uniasselvi. 
Produzidos de forma artesanal, são feitos em parceria com a empresa blumenauense República Itália, famosa por produzir grissinis de diversos sabores. Esta receita italiana ganhou o mundo devido aos problemas intestinais de Vittorio Amedeo II di Savoia, herdeiro ao trono do Estado Sabaudo. Devido a saúde debilitada, o padeiro da corte mudou a receita do pão que preparava para Vittorio, passou a produzir tiras de massa da largura de meio polegar, alongadas com o movimento dos braços.
Destas tiras obteve bastões de pão cozidos, nomeados “bis-cozido” (origem da palavra biscoito), com a ausência quase total de água, sendo crocante e dourado.
Bottarga Gold


Pessoas já visitaram este site