COOK

Gerson Mendes
Cooking Weekend

Interesse
O interesse pela cozinha surgiu por volta de 5 anos de idade, quando observava minha avó cozinhar e preparar delícias para todos nós. Ela sempre me estimulou a colocar a mão na massa, porém, os meus trabalhos na cozinha tiveram início na adolescência quando percebi que não dependia das pessoas para elaborar o que comer.

Criar o Site
No mês de julho de 2009 estava em casa com meus dois filhos Giulia e Alexandre, por volta de 14:00h, ainda não havia preparado nada para o almoço e quando deparei com esta situação abri a geladeira e não havia muitos itens para compor a refeição deles. Observando a situação peguei alguns tomates cereja, algumas folhas de alface, dois ovos e temperos. Bem, preparei um ovo mexido, porém, pensei comigo, é um prato bem simples. Daí tive a ideia de arrumar como se fosse um prato bem desenhado e deu certo, foi um sucesso aquele almoço, inclusive fiz algumas fotos; coisa que nunca havia feito antes.
Giulia, Alexandre e Gerson
Quando novamente de férias em dezembro de 2009, comecei a olhar algumas fotografias e encontrei aquele prato, achei engraçado e pensei em mostrar para as pessoas. Foi então que surgiu a idéia de criar um blog e surpreendentemente deparei com milhões de blogs de gastronomia, fiquei maravilhado e pensei em mergulhar nesse mundo. Pensei em um nome que transmitisse o que realmente faço que é cozinhar nos finais de semana, logo, “Cooking Weekend”.

O Cooking Weekend
Modificou a minha relação com a comida e com o aprendizado, pois como não tenho tempo disponível para fazer uma graduação na área, os pareceres dos amigos e as dicas cumprem bem esse papel. Em relação a minha cozinha, hoje ela é bem mais equipada no geral tanto em utensílios como na despensa. A comida hoje é encarada por mim de maneira mais carinhosa, desde tratar um alimento, no seu preparo, quanto na montagem de um prato. Sei que estou no começo, mas dia a dia aprimoro e procuro corrigir as falhas em cima dos erros. Posso citar um exemplo, quando um dia apresentei um prato aqui na internet e uma chefe de cozinha me falou: “Gerson a ‘salsinha está sobrando’ o pouco às vezes é muito”; e não é que deste ponto em diante sempre tomei este cuidado, ou seja, foi mais que uma aula.

Formação
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté (1986), Especialista em Técnicas Computacionais Aplicadas à Engenharia pela Universidade de Taubaté (1996), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2004), Curso de Técnicas Gastronômicas e Técnicas Avançadas de Gastronomia no SENAC (2011) e Curso de Degustação de Vinhos na Casa Valduga (2012). Eleito Conselheiro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo CAU-SP, onde, atualmente ocupa o cargo de Diretor Administrativo. Foi conselheiro representante do Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo (CREA-SP 2005-2010) ,membro do Grupo de Trabalho Patrimônio Histórico e Arquitetônico, do Grupo de Trabalho Memória e Preservação do CREA-SP, coordenador adjunto do Grupo de Trabalho ESTUDOS DE PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS, sendo também um dos autores da Cartilha Patrimônio histórico: Como e Por Que Preservar e do Levantamento do Patrimônio Arquitetônico do Estado de São Paulo. Professor no Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté nos cursos de Graduação e Extensão. Experiência profissional no campo da Arquitetura, com ênfase em Projetos de Arquitetura, Estruturas de Eucalipto, Estruturas de Aço e Computação Gráfica. Desenvolve pesquisa no campo da Fotogrametria Arquitetônica e sistemas GIS (Global Information System) juntamente com o Laboratório de Fotogrametria Arquitetônica do Politecnico di Bari, Bari, Italia, tendo como foco principal os municípios do Vale do Paraíba e Estado de São Paulo. Membro do Centro de Documentación del Patrimonio Cultural , trabalho este realizado com escolas da América Latina e Europa. Proprietário e administrador da marca e do site de gastronomia e publicidade Cooking Weekend http://www.cookingweekend.com . Vencedor do Concurso Casa Madeira e Prazeres da MESA com o prato Magret Grelhado.

Pessoas já visitaram este site