Filé ao Molho Red

Foto: Giulia Martuscelli

Ingredientes:

4 medalhões de filé mignon
30ml de molho de tomate peneirado (barilla ou outro)
30ml de molho inglês
10ml de geleia de vinho
160ml de caldo de carne 
5g de sopa de amido de milho
200ml de vinho tinto
1 dente de alho
azeite de oliva
alecrim fresco
sal
pimenta do reino
Corte e tempero da carne
Corte o filé mignon no sentido transversal da peça, em medalhões de aproximadamente 4 centímetros de altura. Tempere a carne com uma colher de sopa de molho inglês, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve-os. 

Preparo do Molho: 

Em uma caçarola dissolva a geleia e adicione o  vinho, o caldo de carne, o  molho inglês, o molho de tomate,  um pouco de sal e pimenta do reino; prepare em fogo baixo por 20 minutos. Dissolva o amido de milho em  água e adicione ao molho sem deixar engrossar, neste ponto, coloque o alecrim e reserve.

Preparo da carne:

Esfregue todo o interior de uma frigideira ou panela de barro de 30 centímetros de diâmetro com um dente de alho cortado ao meio. Acrescente uma colher de sopa de azeite. Aqueça em fogo alto por 10 minutos. Disponha os filés na lateral  (aprox. 2 filés por vez) até dourar e desprender o suco da carne. Retire o suco que fica no centro da panela e coloque na caçarola com o molho. Em seguida, vire os filés grelhando rapidamente o outro lado, deixando-os ao ponto. Repita a operação com o restante da carne.

Sugestão: 

Disponha os filés em um prato tendo como sugestão uma cama de alho poró,  adicione o molho e decore; sirva com arroz e batatas cozidas e grelhadas.
 
Rendimento:
4 porções.
 
Bom apetite!!!
Receitas by Gerson Mendes 

Um comentário:

  1. Gerson, que arraso de receita! Eu amo colocar vinho tinto em carnes, o sabor combina perfeitamente! Parabéns pelo belo prato!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir


Pessoas já visitaram este site