Páginas

Risoto de Alho Poró em Crosta de Parmesão

Foto: Giulia Martuscelli


 Ingredientes:


Risoto

1 xícara de arroz Arborio
1 talo de alho poró cortado em cubinhos
1 cebola pequena cortada em cubinhos
2 dentes de alho cortado em cubinhos
5 tomates cereja sem sementes cortados em pétalas
azeite extra virgem
200g de parmesão reggiano ralado
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1 litro de caldo de legumes
1 pitada de estragão
pimenta do reino
sal
salsinha picadinha

Crosta de Parmesão

300g de parmesão reggiano ralado

Camarões

250g de camarões médios (limpos)
suco de 1 limão
azeite extra virgem
sal
pimenta do reino

Modo de Preparo:

Crosta de Parmesão

Aqueça um frigideira antiaderente em fogo médio e disponha porções de aproximadamente 75 gramas de queijo parmesão distribuído de forma circular. Quando o queijo começar a derreter e se unir, vá descolando com um garfo e uma colher; retire e coloque em uma superfície fria. Modele-os em formato de uma tortilha aberta. Reserve.

Camarões

Tempere os camarões médios com o suco de limão e deixe descansar por cerca de 20 minutos. Logo após cozinhe-os no vapor por cerca de 15 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e reserve.
Em uma frigideira aqueça o azeite, frite os camarões até dourar. Pulverize com sal e pimenta do reino moída a gosto. Reserve.

Risoto

Em uma frigideira coloque duas colheres de sopa de azeite e frite um dente alho até desprender o aroma, neste ponto acrescente a cebola, fritando-as até dourar, junte o alho poró e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque um pouco de vinagre de maçã e mexa por uns 10 minutos, desligue o fogo e reserve.

Em uma panela coloque duas colheres de sopa de azeite e frite um dente de alho até dourar, junte o arroz , o estragão e frite um pouco sempre mexendo. Adicione uma concha do caldo de legumes, continue cozinhando e mexa sempre. A cada 5 minutos de cozimento adicione mais uma concha do caldo de legumes, sempre mexendo o arroz; quando estiver macio junte o alho poró, o tomate cereja e o queijo parmesão ralado, um pouco de sal, pimenta do reino, e salsinha (q.b) .  Mexa bem, retire da panela e coloque em um prato.

Montagem do Prato:

Em pratos individuais coloque as crostas de parmesão e disponha uma porção de risoto em cada, adicione alguns camarões e salsinha a gosto.

Rendimento:
4 porções.

Receitas by Gerson Mendes

Pessoas já visitaram este site